SIMATIC S7-200

SIMATIC NET CP 243-1

O micro CLP S7-200 constitui uma verdadeira alternativa econômica para todas as aplicações na área de automação de pequeno porte. Seu projeto é caracterizado pelas seguintes qualidades básicas: - Elevada performance - Excelente modularidade - Elevada conectividade.

Elevada performance
O S7-200 é pequeno e compacto – ideal para as aplicações onde o espaço disponível é crítico. Ele também é rápido, oferecendo um excelente comportamento em tempo real, garantindo maior qualidade, eficiência e confiabilidade ao processo. E, com seus recursos amigáveis de programação, ele pode ser programado de maneira rápida, simples e conveniente.

Excelente modularidade
A família do S7-200 tem uma concepção modular coerente, permitindo que soluções possam ser desenvolvidas sob medida e ampliadas conforme a demanda. Ela é composta de CPUs com diferentes níveis de memória e diferentes números de entradas e saídas integradas. Estão disponíveis uma vasta gama de módulos de expansão para diversas funções, bem como diversas possibilidades de painéis de comando e visualização.

Elevada conectividade
As possibilidades de comunicação do S7-200 não têm comparação. As interfaces integradas padrão RS485 suportam taxas de transferência de dados até 187,5 Kbps e podem trabalhar no modo Freeport, que aceita protocolo definido pelo usuário. Através de módulos de expansão específicos, é possível a comunicação via modem, PROFIBUS-DP, AS-Interface e até Ethernet.

Características Funcionais
Um amplo espectro de CPUs está disponível para aplicações simples até aplicações de grande performance. Ao todo são 5 modelos de CPU com diferentes características, dentre elas, a quantidade de memória e de entradas e saídas integradas. A própria CPU já vem equipada com diversos recursos, como:
- Entradas e saídas digitais integradas
- Interface RS485 integrada
- Protocolo PPI (mestre/escravo), MPI (escravo), ou outros como Modbus (programável via Freeport)
- Contadores rápidos
- Saídas de pulso rápido
- Memória retentiva
- Entradas de interrupção
- Relógio de tempo real (opcional para alguns modelos)
- Cartão de memória removível
- Potenciômetro

A grande diversidade de módulos de expansão permite a adaptação da configuração para diversos tipos de aplicação. Dependendo do modelo da CPU, é possível utilizar até 7 módulos de expansão: - Módulos de Entradas/Saídas  
- Digitais   
- Analógicos   
- Específicos para medição de temperatura
- Módulo de Posicionamento
- Módulos de Comunicação  
- AS-Interface (mestre)   
- PROFIBUS-DP (escravo)   
- Modem   
- Ethernet

Para maiores detalhes, consulte-nos.

Comunicação
A interface RS485 integrada possibilita a comunicação com um máximo de 126 estações ou nós, sendo possível, sem qualquer problema, ligar em rede dispositivos de programação, produtos SIMATIC HMI e CPUs SIMATIC. Em redes S7-200 puras é utilizado o protocolo PPI integrado. Numa rede composta por componentes SIMATIC S7-300, S7-400 e HMI, as CPUs S7-200 são ligadas como slaves MPI.

No modo Freeport, a interface RS485 integrada permite definir protocolos específicos do usuário (por ex., protocolo ASCII). Isso possibilita ligar o S7-200 em aparelhos tais como modems, impressoras, leitores de código de barras, PCs, PLCs externos e muito mais. Utilizando o protocolo USS para acionamentos de velocidade variável, é possível controlar até 31 inversores de freqüência do tipo MICROMASTER, sem que seja necessário qualquer hardware adicional.

Com o módulo de comunicação via modem, é possível comunicar com o S7-200 em quase todos os locais do mundo, através da rede fixa ou móvel. Isso permite que seja feita de forma rápida e fácil, a assistência técnica remota, economizando no deslocamento de técnicos. Além disso, é possível fazer a comunicação de uma estação base com diversas sub-estações ou até enviar mensagens via SMS diretamente para um celular.

Adicionando o módulo de comunicação PROFIBUS-DP/PA, torna-se possível ligar uma máquina equipada com S7-200 a linhas de produção que utilizam plataformas de controle superiores. Agora, se o problema for distribuir os pontos de entrada e saída ao longo da máquina, pode ser usado o módulo de comunicação para a rede de campo AS-Interface. Cada módulo permite ligar até 62 estações, representando um total de 248 entradas e 186 saídas digitais.

Interfaces Homem-Máquina
O SIMATIC S7-200 pode usar qualquer painel de operação da linha SIMATIC HMI. Porém, para manter sua característica de baixo custo, foi desenvolvido uma linha de painéis de operação específicos para o uso com o S7-200, os Micro Painéis. Essa linha é constituída de dois modelos:
- TD200: display de texto de duas linhas com teclas programáveis, velocidade de até 187,5 Kbps e extremamente fácil de usar
- TP070: painel gráfico com tela de 5,7” do tipo “touch-screen” com elevado contraste

Programação e Parametrização
A programação do SIMATIC S7-200 é feita através do software STEP 7-Micro/WIN, que é uma ferramenta que preza a facilidade de uso, possibilitando a programação na linguagem que mais lhe agrada: LAD, FDB e STL (SIMATIC), ou KOP e FUP (IEC 1131). Sua aparência e operação são idênticas às aplicações padrão Windows, agilizando a ambientação do usuário. Ele permite que você crie suas próprias bibliotecas, com partes de programas para serem reutilizadas, ou adicionar bibliotecas prontas, como a de protocolo USS. Além disso, ele conta com os Wizards, que são assistentes de parametrização para funções como comunicação em rede e configuração do TD200, entre outros. Isso tudo lhe permite poupar tempo, aumentando sua produtividade e reduzindo custos.

Para atender a necessidade de um sistema supervisório simples e de baixo custo, foi desenvolvido o SIMATIC MicroComputing. Ele permite o processamento e visualização, de forma econômica e cômoda, de dados do sistema S7-200 utilizando aplicativos padrão do Windows, como o Visual Basic, o Visual C++, ou o Excel.

Aplicações
Devido a sua versatilidade, o SIMATIC S7-200 pode ser usado em uma variedade enorme de aplicações. Algumas aplicações de sucesso são:
- Máquinas industriais em geral:  
   - Prensas   
   - Máquinas de usinagem de madeira   
   - Aparafusadeiras   
   - Manipuladores   
   - Máquinas de solda
- Estações de tratamento de efluentes
- Estações de bombeamento de fluidos
- Elevadores
- Transportadores de cargas
- Máquinas de lavar veículos
- Sistemas de empacotamento
- Automação predial
- Sistema de alarme com monitoramento remoto