Soluções ambientais inovadoras para a indústria de metais

Devido à subida no preço da energia e de novas regulamentações ambientais, a eficiência energética, conservação de recursos e proteção do clima estão se tornando cada vez mais importantes na indústria de metais. A Siemens VAI oferece uma ampla gama de serciços e tecnologias para aumentar a eficiência energética, reduzir o impacto ambiental das fábricas de produção de aço e assegurar gestão eficiente de água e resíduos.

A Siemens VAI fornece processos e soluções por toda a cadeia de produção de aço e ferro, atendendo às rigorosas regulamentações de emissão e também ajudando produtores a alcançar uma redução de custos substancial. Nosso portfolio inclui não somente uma gama completa de equipamentos mecânicos, mas também todos os sistemas e soluções para automação, alimentadores, recuperação de energia, meio de fornecimento, geração de energia, transmissão e distribuição.

O consumo otimizado de energia e matéria prima, a aplicação de processos de tecnologia avançada e a aplicação máxima de soluções de recuperação/reciclagem levam a grandes economia de energia, redução de emissão de CO2 emissões, melhor gestão de águae, por fim, maiores lucros.


Redução de energia

Aproximadamente 20 GJ de energia são necessários para produzir uma única tonelada de aço. Portanto, aumento da eficiência na geração, transmissão e uso de energia é um fator crucial na redução de custos na siderurgia. Um estudo comparando a energia consumida pelos produtores integrados mundialmente mostra que houve uma diferença na média geral de 20% no total de consumo de energia entre o pior e o melhor executores. Esta diferença é equivalente à 600 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano. A aplicação das melhores tecnologias disponíveis podem reduzir o consumo de energia em 2-3 GJ por tonelada de aço, provando que vale a pena ser energeticamente eficiente.


Gestão de água

Com um histórico de mais de 40 anos e quem envolveu a realização de mais de 170 projetos, a Siemens VAI é uma das maiores fornecedoras mundiais de instalações de gestão de água para a indústria de ferro e aço. Tecnologias de água avançadas permitem os sistemas da fábrica serem projetados para que a demanda e efluentes da água sejam reduzidos ao mínimo. Ainda, efluentes podem ser agora tratados para evitar qualquer impacto negativo no meio ambiente. Os três fatores determinantes para o projeto de eficiência das fábricas de tratamento de água são requisitos do processo, composição das condições da água e aspectos legais que regem a reciclagem da água e eliminação de resíduos.


Tecnologia SIMETAL Finex: produção econômica e ambientalmente sólida de metal quente

O processo de redução -fundição da SIMETAL Finex® é talvez a tecnologia de ferro mais excitante no mercado atual. Ela se distingue pela produção de metal líquido quente de alta qualidade com base no minério de ferro diretamente carregado, com carvão como redutor e fonte de energia. A exportação de gás da SIMETAL Finex® é um subproduto valioso, o qual pode ser usado para geração de energia e aquecimento.

Resumo das vantagens

  • Utilização direta da precipitação de finos de minério de ferro

  • Utilização direta do carvão

  • Exportação de gás altamente valioso

  • Produção de metal líquido de alta qualidade

  • Operação flexível



Arvedi ESP: produção de faixas sem fim pela primeira vez!

Arvedi ESP é uma nova geração de fábricas de fundição/laminação capazes de satisfazer as demandas de mercado atuais e futuras, oferecendo uma ampla gama de graus de aço de alta qualidade e super finos a partir de um processo de fundição/laminação sem fim.



Redução de emissões de CO2

As indústrias de ferro e aço são responsáveis por 30% da emissão industrial de CO2. Este setor é, portanto, o alvo principal da legislação para reduzir geração de CO2. A produção de uma tonelada de aço em rotas siderúrgicas em oxigênio/alto forno liberam uma média de 1.8 toneladas de CO2 na atmosfera. A Siemens VAI vem fazendo parcerias próximas com muitas empresas siderúrgicas para instalar soluções de controle de poluição altamente eficazes. Nosso portfolio ambiental inclui soluções de limpeza de gás e despoeiramento, tecnologias de reciclagem e tratamento residual, bem como tecnologias alternativas de ferro, tais como Corex® e Finex®.


Tecnologia SIMETAL MEROS: redução de emissão maximizada em sinterização

Com esta tecnologia, as regulamentações ambientais futuras para emissões de fábricas de sinterização pode ser alcançadas hoje: o novo processo de limpeza de gás a seco SIMETAL MEROS remove eficientemente os poluentes, tais como partículas de poeira, metais pesados, SO2 e compostos orgânicos do gás de saída.

Resumo das vantagens

  • Rápido início para produção de alta qualidade

  • Alta disponibilidade na fábrica

  • Fábrica de sinterização preocupada com o meio ambiente

  • Flexível e confiável



O processo SIMETAL Corex®: um processo de redução de fundição econômico e ecológico

O processo de redução-fundição da SIMETAL Corex® é uma alternativa preocupada com o meio ambiente à fabricação convencional de ferro-gusa. O uso de recursos naturais e energia é reduzido bem como os custos operacionais e cumprimento confiável das regulamentações existentes e exigências ambientais asseguradas.

Resumo das vantagens

  • Produto eficiente

  • Tecnologia preparada para o futuro